Mestrado em Estudos Sobre as Mulheres

Novo Programa de Acolhimento para Investigadoras/es Lusófonas/os em Estudos de Género e Sexualidade – Universidade de Leeds

“A estadia na Universidade de Leeds tornou possível o aprofundamento de meus conhecimentos a respeito da quase inesgotável produção acadêmica na área de gênero/sexualidade em língua inglesa. Uma experiência intelectual ímpar em minha trajetória de pesquisador!”

Escrevemos para anunciar o lançamento de um novo – e inovador! – programa de acolhimento dirigido a investigadoras/es lusófonas/os na área dos estudos sobre género e sexualidade.

A Universidade de Leeds (Reino Unido) está a preparar-se para lançar o “Institute for the Study of Gender and Sexuality in the Lusophone World”, um centro de investigação que resulta de uma parceria entre o “Centre for Interdisciplinary Gender Studies” (integrado na “School of Sociology and Social Policy”; mais informação aqui: http://www.gender-studies.leeds.ac.uk/) e a unidade de Estudos Espanhóis, Portugueses e Latino-Americanos (integrada na “School of Modern Languages and Cultures”; mais informação aqui: http://www.leeds.ac.uk/arts/info/20059/spanish_portuguese_and_latin_american_studies).

O que se pretende com a criação deste instituto é contribuir para divulgar internacionalmente a investigação lusófona sobre género e sexualidade, e através da dinamização de seminários e congressos ajudar a fortalecer redes e parcerias entre investigadoras/es a trabalhar nestas áreas em diferentes países.

O instituto só será lançado oficialmente em 2013, mas vamos dar já início a uma das suas principais iniciativas: a criação de um programa de acolhimento para investigadoras/es lusófonas na área dos estudos de género e sexualidade que desejem visitar a Universidade de Leeds para um período curto de pesquisa.

Sabemos que existem nos países lusófonos muitas/os investigadoras/es que desejam internacionalizar-se, ter mais contacto com os debates que estão a decorrer noutros locais e ter acesso a bibliografia que não se encontra disponível nos seus países.

%d bloggers like this: