Call for Papers: Revista Configurações – “Para além da governação. Políticas, práticas e discursos de inclusão e promoção da diversidade”

Revista Configurações

Número Temático 14: Para além da governação. Políticas , práticas e discursos de inclusão e promoção da diversidade

Centro de Investigação em Ciências Sociais, Instituto de Ciências Sociais, Universidade do Minho

Coordenadoras: Beatriz Padilla e Thais França

 

Este número especial almeja dedicar-se de forma crítica e reflexiva as discussões sobre a Governação da Diversidade Cultural no atual contexto mundial. Reconhecemos a diversidade cultural como um dos aspectos mais marcantes das sociedades modernas, tanto em nível doméstico como internacional. Desse modo, pretendemos debater sobre a própria definição da diversidade cultural, o papel das políticas de governação da dita diversidade cultural, em que medida elas podem auxiliar em uma inclusão adequada dos grupos minoritários e na promoção da participação desses grupos na esfera pública. Compreendemos que os processos de globalização contribuíram para o fortalecimento de movimentos sociais que reclamam o reconhecimento identitário, étnico, religioso e linguístico de grupos minoritários e, ao mesmo tempo, para o aumentos dos deslocamentos geográficos internacionais intensificando o encontro de distintas culturas. Mais ainda, os Estados Nação foram atravessados por um processo de transformação que os obrigou a redefinir-se, nesse sentido, pretendemos analisar como os Estados Nações europeus e latino-americanos têm lidado com os seus pressupostos de integração e reconhecimento da cidadania e como as instituições políticas têm repensado as suas práticas acerca da governação da diversidade. Adicionalmente, objetivamos também discutir quais os principais desafios teóricos e metodológicos que a Governação da Diversidade Cultural enfrenta em especial, considerando os diferentes contextos sociais, históricos, políticos e económicos mundiais.

Prazo de envio: Os artigos a submeter a avaliação deverão ser enviados até 31 de Outubro de 2014, ao cuidado de Ângela Matos para o endereço cics@ics.uminho.pt.

Mais informações em cics.uminho.pt

%d bloggers like this: