Exposição fotográfica “Ser Mulher, em Português”

SER MULHER | EM PORTUGUÊS

Coordenação
> Cláudia Vaz (Antropóloga | Prof. Auxiliar ISCSP-ULisboa)
> Inês Torres da Silva (Designer | Fotógrafa)

Não é um programa feminista. Não é uma exposição fotográfica. Não espelha esforços individuais e individualistas. Não é um projecto “da” Universidade “para” a Universidade. SER MULHER | EM PORTUGUÊS é, acima de tudo 1. Uma estratégia de participação feminina na construção identitária de uma comunidade de países de língua portuguesa (CPLP); 2. Advocacy por um direito humano – pela igualdade e equidade de género e pelo empoderamento das mulheres e 3. Um apelo à urgência de um diálogo multicultural humanístico num mundo global e diverso.

Exposição SER MULHER | EM PORTUGUÊS
1ª iniciativa (Assembleia da República, data a anunciar em breve)
1. Dar a conhecer rostos, vozes e narrativas de jovens e mulheres que possam, por um lado, constituir referências positivas para outras mulheres (inspirações no feminino) e, por outro, estimular a consciência identitária de se ser mulher no espaço dos países de língua portuguesa.
2. Estabelecer a ligação entre a Academia, os decisores políticos, os media, e a sociedade civil (estratégia de advocacy). Esta ligação é estabelecida através da Mulher empoderada e da Arte (com a sua pluralidade de linguagens), enquanto veículo de excelência na comunicação entre as pessoas.

As Madrinhas
As mulheres que dão o nome, a cara e a alma nesta exposição, independentemente do mediatismo que possam ou não ter (nem todos os rostos são conhecidos do público), são as Madrinhas pelas respetivas comunidades (por razões de natureza ética, não se quis conferir maior protagonismo a nenhuma delas, nem, por conseguinte, a uma das comunidades – por esta razão, temos nove países, nove mulheres, nove madrinhas).
Estas mulheres não devem ser encaradas como “mulheres-tipo” das respetivas comunidades, como mulheres que representam todas as outras mulheres. São sim, mulheres que, à semelhança de outras mulheres, terão tido as suas dificuldades e que terão encontrado a sua forma de irem ultrapassando os obstáculos e de irem vencendo na vida. No fundo, temos nove maneiras (=9 madrinhas) de se ser mulher!

A exposição SER MULHER | EM PORTUGUÊS tem…
ORGANIZAÇÃO:
ISCSP cidadania

PARCEIROS:
IBRAIN, CEAF, A CAUSA DAS REGRAS, SOROPTIMIST INTERNATIONAL, CIEG, CAAP, IMAGINARTE almada, CASA DA LINGUA PORTUGUESA, DESIGNIT

 

 

%d bloggers like this: